quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Avenida Koeler



Sabe aquelas ruas que nos dão vontade de ter vivido em outras épocas (desde que fossemos ricos)? A avenida Koeler é uma viajem no tempo. Talvez a rua mais bonita de Petrópolis. Foi lar de Barões (e hoje de ladrões) e Princesas. Localizada a poucos metros do Centro, é parada obrigatória para quem quer boas fotografias. De um lado da rua está o relógio das flores (o qual não vejo muita graça) e a praça da liberdade. Do outro, a catedral de São pedro de Alcântara, sobre a qual falarei num outro momento. Na praça da liberdade existe um barzinho ótimo, caso esteja com crianças, pois podem brincar na praça. Caso contrário, existem bares melhores. (Farei um tópico só com bares e restaurantes.) Seguem abaixo algumas das construções da Avenida.



Palácio Rio Negro
Construído pelo Barão do Rio Negro, em 1889, foi incorporado ao governo federal em 1903. A partir da gestão de Rodrigues Alves passou a ser residência de verão dos presidentes da república. Desde então recebeu dezesseis presidentes, o último deles o Lula Molusco.


Palácio Sérgio Fadel 

O Dr. Joaquim Antônio d’Araújo e Silva, Barão do Catete com Grandeza e Visconde Silva, era médico pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, formado em 1849, tendo dirigido o Hospício D. Pedro II e o Instituto Nacional de Oftalmologia. Em Petrópolis, presidiu a Sociedade Mantenedora do Hospital Santa Teresa.

Em 1872, requeria à Câmara Municipal que fosse marcado o alinhamento do terreno que comprara para a casa que pretendia construir na Rua Dom Afonso (hoje Av. Koeler.

Ainda no início do século passado, o Presidente Campos Sales ali se hospedou e teve a idéia de adquirir o Palacete do Barão do Rio Negro (do outro lado da rua) para transformá-lo em residência de verão dos Presidentes da República.

Nos dias de hoje funciona como sede da Prefeitura Municipal de Petrópolis, ou seja, cuidado com a carteira.



Casa da Princesa Isabel

Construída por seu primeiro dono, o barão de Pillar, em 1853, é de estilo neo-clássico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário